O Programa de Eficiência Energética, Tecnologia e Sustentabilidade (Pets) do Centro Paula Souza, criado no dia 05 de junho de 2021, por meio da portaria CEETEPS 3025 de 05-06-2021, tem como principal objetivo o incentivo e fomento à eficiência e sustentabilidade na gestão dos ativos sob responsabilidade do CPS.
Desde sua criação o programa passa por constante renovação, aprimoramento e ampliação de sua abrangência.
Inicialmente criado com o foco principal na gestão de energia e eficiência energética, em 2022 o programa passou também a integrar a vertente “Energias Renováveis”. Essa vertente objetiva a implementação gradativa da inclusão de algum tipo de geração de energia a partir da Microgeração Distribuída, preferencialmente por meio de convênios e parcerias especialmente com as concessionárias de distribuição de energia elétrica.
Em 2023 o programa passou a contar com uma vertente dedicada a gestão dos recursos hídricos. Tal vertente busca incentivar as boas práticas no uso desse recurso, bem como melhorias na gestão, utilização e uso racional.
Assim pode-se destacar as vertentes já implementadas com seus subprogramas:
Gestão de Energia e Eficiência Energética
Ferramenta de gestão baseada em BI;
Criação de indicadores energéticos para benchmarking entre as escolas possibilitando identificação de distorções e priorização de ações técnicas e administrativas;
Ajustes contratuais adequando montantes contratados junto às concessionárias de energia frente às necessidades reais de cada unidade;
Ajustes técnicos visando redução de custos, especialmente eliminação, ou redução de energia reativa onde economicamente viável.
Energias Renováveis
Implementação de ferramentas de gestão Web das usinas de geração fotovoltaica;
Celebração de convênios para implantação de usinas de geração fotovoltaica.
Gestão de Recursos Hídricos
Ferramenta de gestão baseada em BI;
Criação de indicadores hídricos para benchmarking entre as escolas possibilitando identificação de distorções e priorização de ações técnicas e administrativas;
Ajustes técnicos visando redução de custos, especialmente eliminação de perdas por vazamento.
Cabe ainda destacar ações de aplicação a totalidade das vertentes ou aplicáveis aos demais subprojetos a saber:
Ações de capacitação como minicursos, palestras, cartilhas e tutoriais;
Ações de conscientização como criação de adesivos incentivando uso racional de recursos desenvolvidos de forma institucional e padronizada para as unidades do CPS, desenvolvimento de campanhas e concursos, etc;
Ações de massificação e consolidação da identidade visual do programa com colaboração da comunidade escolar com implementação de melhorias, mudanças e modernização do mascote do programa, criação de vídeos e jogos digitais com uso de ferramentas de modelagem computacional.
Dentro de sua política de melhoria contínua, o Pets já almeja ampliação de seus horizontes com inclusão de novos eixos temáticos para nortear suas ações:
Gestão de resíduos
Caracterização de resíduos, comunicação visual e treinamento para correto descarte, separação e disposição de resíduos sólidos, químicos e eletrônicos
Avaliação de potencial energético
Certificação Ambiental do ambiente escolar
Certificação de escolas com programa “Escola Verde”
Elaboração de metodologia para premiação de escolas utilizando critérios multidisciplinares e multiagentes como Cetec, Cesu, ESG, UIE, etc;
Elaboração de material de treinamento e capacitação das escolas proponentes ao processo de certificação.