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Principais Vertentes do Programa

O Programa de Eficiência Energética, Tecnologia e Sustentabilidade (Pets) do Centro Paula Souza, criado no dia 05 de junho de 2021, por meio da portaria CEETEPS 3025 de 05-06-2021, tem como principal objetivo o incentivo e fomento à eficiência e sustentabilidade na gestão dos ativos sob responsabilidade do CPS.

Desde sua criação o programa passa por constante renovação, aprimoramento e ampliação de sua abrangência.

Inicialmente criado com o foco principal na gestão de energia e eficiência energética, em 2022 o programa passou também a integrar a vertente “Energias Renováveis”. Essa vertente objetiva a implementação gradativa da inclusão de algum tipo de geração de energia a partir da Microgeração Distribuída, preferencialmente por meio de convênios e parcerias especialmente com as concessionárias de distribuição de energia elétrica.

Em 2023 o programa passou a contar com uma vertente dedicada a gestão dos recursos hídricos. Tal vertente busca incentivar as boas práticas no uso desse recurso, bem como melhorias na gestão, utilização e uso racional.

Assim pode-se destacar as vertentes já implementadas com seus subprogramas:

Gestão de Energia e Eficiência Energética

  • Ferramenta de gestão baseada em BI;
  • Criação de indicadores energéticos para benchmarking entre as escolas possibilitando identificação de distorções e priorização de ações técnicas e administrativas;
  • Ajustes contratuais adequando montantes contratados junto às concessionárias de energia frente às necessidades reais de cada unidade;
  • Ajustes técnicos visando redução de custos, especialmente eliminação, ou redução de energia reativa onde economicamente viável.

  • Energias Renováveis
    • Implementação de ferramentas de gestão Web das usinas de geração fotovoltaica;
    • Celebração de convênios para implantação de usinas de geração fotovoltaica.

  • Gestão de Recursos Hídricos
    • Ferramenta de gestão baseada em BI;
    • Criação de indicadores hídricos para benchmarking entre as escolas possibilitando identificação de distorções e priorização de ações técnicas e administrativas;
    • Ajustes técnicos visando redução de custos, especialmente eliminação de perdas por vazamento.

Cabe ainda destacar ações de aplicação a totalidade das vertentes ou aplicáveis aos demais subprojetos a saber:

  • Ações de capacitação como minicursos, palestras, cartilhas e tutoriais;
  • Ações de conscientização como criação de adesivos incentivando uso racional de recursos desenvolvidos de forma institucional e padronizada para as unidades do CPS, desenvolvimento de campanhas e concursos, etc;
  • Ações de massificação e consolidação da identidade visual do programa com colaboração da comunidade escolar com implementação de melhorias, mudanças e modernização do mascote do programa, criação de vídeos e jogos digitais com uso de ferramentas de modelagem computacional.

Dentro de sua política de melhoria contínua, o Pets já almeja ampliação de seus horizontes com inclusão de novos eixos temáticos para nortear suas ações:

  • Gestão de resíduos
    • Caracterização de resíduos, comunicação visual e treinamento para correto descarte, separação e disposição de resíduos sólidos, químicos e eletrônicos
    • Avaliação de potencial energético

  • Certificação Ambiental do ambiente escolar
    • Certificação de escolas com programa “Escola Verde”
    • Elaboração de metodologia para premiação de escolas utilizando critérios multidisciplinares e multiagentes como Cetec, Cesu, ESG, UIE, etc;
    • Elaboração de material de treinamento e capacitação das escolas proponentes ao processo de certificação.