A gestão do uso da água, após os hidrômetros ainda é um assunto pouco discutido e estudado. Os consumos e utilizações diversas da água, desde os residenciais, comerciais e industriais possuem diversas particularidades que dificultam sua compreensão ou mesmo a criação de indicadores. Assim, como podemos aplicar a gestão de economia de água em unidades de ensino públicas, onde os ativos de hidráulica, só são consertados de forma corretiva, sem mencionar os gastos por desperdício.
O Programa de Eficiência Energética, Tecnologia e Sustentabilidade (Pets), aplicado nas unidades de ensino do Centro Estadual de Educação Tecnológica do Estado de São Paulo (CPS), vem utilizando diversas ferramentas de gestão de indicadores, com dashboard, pesquisa de vazamentos internos, implantação de um Programa de Uso Racional da Água (PURA/CPS), direcionado as nossas Etecs e Fatecs.
O Professor Robson Fontes da Costa, menciona que “um dos grandes desafios da gestão das águas, é a manutenção preventiva das suas infraestruturas, sendo que os ativos de hidráulica e eletricidade, são os que causam o maior consumo de receita, de forma apenas corretiva e nunca preventiva. Isso ocorre, muitas vezes, pela falta de uma política de gestão e eficiência operacional”.
Quando focamos na gestão da água interna nas unidades de ensino, devemos nos perguntar:
Segundo a NBR 5674/2024 a manutenção predial consiste em adotar uma série de estratégias para prevenir, corrigir ou até prever as falhas na funcionalidade das construções, possibilitando atendimento às normas de segurança e garantindo mais vida útil às edificações.
Essa situação se agrava, quando aplicamos estes conceitos em unidades de ensino, pois, além dos problemas relacionados as manutenções preventivas e corretivas, há o desperdício, pela falta de um programa de uso racional da água, mais efetivo, e que poderia incentivar a diminuição do uso indevido da água no ambiente escolar ou mesmo fora dele, onde, os alunos e a comunidade poderiam buscar uma melhor reflexão quanto às variedades de alternativas voltadas para a sua racionalização.
Diante do atual cenário pela busca da uma Gestão de Sustentabilidade e de metas, como as estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU), que em 2015, estabeleceram os dezessete (17) Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS), principalmente a ODS-6 no que se refere a garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos, vem de encontro as atuais diretrizes de implantação destas metas no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza do Estado de São Paulo (CPS) em suas unidades de ensino a faz parte das atividades do Programa PETS.
Dentre as atividades desenvolvidas na implantação do Programa de Eficiência Energética, Tecnologia e Sustentabilidade (Pets), em relação a Gestão dos Recursos Hídricos, podemos destacar as seguintes ações:
A aplicação do PETS, desenvolve pesquisa aplicada em eficiência energética, energias renováveis e uso racional da água para gerar conhecimento, inovar e difundir tecnologias para a redução dos gastos com energia elétrica e água nas unidades de ensino, sendo uma das ações a serem aplicadas para o alcance das metas das ODS, entre outras.