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Entenda os conceitos – Água

A gestão do uso da água, após os hidrômetros ainda é um assunto pouco discutido e estudado. Os consumos e utilizações diversas da água, desde os residenciais, comerciais e industriais possuem diversas particularidades que dificultam sua compreensão ou mesmo a criação de indicadores. Assim, como podemos aplicar a gestão de economia de água em unidades de ensino públicas, onde os ativos de hidráulica, só são consertados de forma corretiva, sem mencionar os gastos por desperdício.

O Programa de Eficiência Energética, Tecnologia e Sustentabilidade (Pets), aplicado nas unidades de ensino do Centro Estadual de Educação Tecnológica do Estado de São Paulo (CPS), vem utilizando diversas ferramentas de gestão de indicadores, com dashboard, pesquisa de vazamentos internos, implantação de um Programa de Uso Racional da Água (PURA/CPS), direcionado as nossas Etecs e Fatecs.

O Professor Robson Fontes da Costa, menciona que “um dos grandes desafios da gestão das águas, é a manutenção preventiva das suas infraestruturas, sendo que os ativos de hidráulica e eletricidade, são os que causam o maior consumo de receita, de forma apenas corretiva e nunca preventiva. Isso ocorre, muitas vezes, pela falta de uma política de gestão e eficiência operacional”.

Quando focamos na gestão da água interna nas unidades de ensino, devemos nos perguntar:

  • Conhecemos nosso sistema de distribuição?
  • Acompanhamos as contas de água?
  • Temos indicadores para auxiliar nessa gestão?

Segundo a NBR 5674/2024 a manutenção predial consiste em adotar uma série de estratégias para prevenir, corrigir ou até prever as falhas na funcionalidade das construções, possibilitando atendimento às normas de segurança e garantindo mais vida útil às edificações.

Essa situação se agrava, quando aplicamos estes conceitos em unidades de ensino, pois, além dos problemas relacionados as manutenções preventivas e corretivas, há o desperdício, pela falta de um programa de uso racional da água, mais efetivo, e que poderia incentivar a diminuição do uso indevido da água no ambiente escolar ou mesmo fora dele, onde, os alunos e a comunidade poderiam buscar uma melhor reflexão quanto às variedades de alternativas voltadas para a sua racionalização.

Diante do atual cenário pela busca da uma Gestão de Sustentabilidade e de metas, como as  estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU), que em 2015, estabeleceram os dezessete (17) Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS), principalmente a ODS-6 no que se refere a garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos, vem de encontro as atuais diretrizes de implantação destas metas no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza do Estado de São Paulo (CPS) em suas unidades de ensino a faz parte das atividades do Programa PETS.

Dentre as atividades desenvolvidas na implantação do Programa de Eficiência Energética, Tecnologia e Sustentabilidade (Pets), em relação a Gestão dos Recursos Hídricos, podemos destacar as seguintes ações:

  1. Implantação de programas de eficiência hídrica, junto a concessionarias, públicas e privadas, em localidades das nossas unidades de ensino, estreitando os laços de comunicação entre os gestores;
  2. Desenvolvimento de programas de TCC e pesquisa, voltados a economia de água, nas unidades de ensino, através dos alunos e professores pesquisadores da instituição;
  3. Implantação de novas formas de projeto através de uma “Cartilha de Ações Sustentáveis”, na implantação de novas unidades de ensino do CPS, com diretrizes no projeto de implantação de setorização de válvulas de bloqueio, facilitando a pesquisa de vazamento interno, implantação de manômetros em trechos de redes de incêndio enterradas e implantação de medidores de vazão;
  4. Implantação de um dashboard, com os dados de consumo de água e de gastos, mensais por unidade de ensino, além de estabelecer o consumo per capita pelo número de alunos e funcionários, podendo ser utilizado, não somente para a gestão da água, surgimento de vazamentos, ou acompanhar as ações de economia de água implantadas. Estes painéis são disponibilizados a todas as unidades de ensino para acompanhamento, na página inicial do Pets no ícone PETS-BI;
  5. Treinamento das equipes de manutenção, com técnicas de pesquisa de vazamento não visíveis, para reparo e economia de água e proposta de aquisição de equipamentos de pesquisa de vazamentos acústicos, conforme figura abaixo.

A aplicação do PETS, desenvolve pesquisa aplicada em eficiência energética, energias renováveis e uso racional da água para gerar conhecimento, inovar e difundir tecnologias para a redução dos gastos com energia elétrica e água nas unidades de ensino, sendo uma das ações a serem aplicadas para o alcance das metas das ODS, entre outras.